
Instruções importantes para o envio do eSocial
Para facilitar o processo, eliminar erros evitáveis, e entender o papel de cada um, veja abaixo algumas informações importantes sobre o envio do eSocial. Juntos, fazemos melhor!
1. É de responsabilidade da empresa fechar todas as folhas do mês de referência e registrar todos os pagamentos efetuados neste mesmo mês, até a data limite definida (atualmente dia 8 de cada mês) e informar à Sincro que seus dados estão liberados para remessa ao eSocial, o aviso pode ser feito usando o meio de comunicação de preferência da empresa.
2. Recebendo essa informação a Sincro incluirá o envio dos dados da empresa na programação de remessa.
3. No momento de envio dos dados do evento S-2300, a Sincro solicitará que o sistema não seja utilizado por cerca de 20 minutos, e bloqueará novos acessos durante esse período, é nesta fase que atualizamos também as demais tabelas de eventos não periódicos (tomadores, cargos, rubricas, etc).
4. Terminada essa fase o sistema será liberado para uso normal, e a Sincro passará a efetuar a remessa de eventos periódicos (folhas e pagamentos).
5. Concluído o envio, a Sincro efetuará o fechamento da folha do mês junto ao eSocial e providenciará a emissão dos relatórios de retorno do eSocial, que serão enviados à empresa por email.
6. A empresa deverá fazer a conferência dos relatórios e corrigir no sistema eventuais erros apontados nos relatórios. Ocorrendo correções a empresa deverá solicitar por email o reenvio dos dados já corrigidos.
7. O envio normal, dentro dessa sequência, não acarretará nenhum custo adicional à empresa, porém as seguintes situações gerarão encargos adicionais.
a. A liberação para envio posterior ao dia 8 seguinte ao mês de referência acarretará o acréscimo de R$150,00 na próxima fatura. Caindo o dia 8 em um final de semana ou em feriado NACIONAL o prazo se estenderá para o primeiro dia útil seguinte.
b. O reenvio de dados será cobrado com base no tempo envolvido nesse processamento, à base do valor hora de suporte (R$ 50,00)
Observações:
- É responsabilidade da empresa assegurar que o certificado digital seja do tipo A1 e esteja dentro da validade. Ao renová-lo, a empresa deverá encaminhar o arquivo correspondente à Sincro por email juntamente com a senha. OU a empresa poderá fornecer procuração digital para que a Sincro use seu próprio certificado. Veja também neste BLOG.
- Embora a Sincro possa alertar seus clientes com relação às datas de envio ou vencimento de certificados, isso não exonera a responsabilidade da empresa, com relação à sua obrigação de assegurar o cumprimento desses prazos.
Ou seja, não é necessário nos comunicar cada cadastro novo ou alteração que sofra no sistema, quando formos enviar os dados, eles aparecerão para nós como deve ser enviado.
Se a empresa quiser que enviemos os dados fora dos prazos (assim que realizados novos cadastros, por exemplo) também será cobrado com base no tempo envolvido.
Um abraço,
Equipe Sincro
Equipe dedicada a criar as melhores soluções para seus clientes e parceiros.